Mestre Zé Pio

Um pouco de história....

    Mestre Zé Pio, como é mais conhecido, é o guardião da memória de vários grupos de bumba-meu-boi da cidade de Fortaleza. Seu nome de batismo é José Francisco Rocha. Logo cedo teve início sua trajetória nas brincadeiras de boi: aos três anos de idade começou no Boi Reis de Ouro na posição de índio.
Aos 13 anos de idade foi compor o Boi Ceará, onde conheceu um rapaz chamado de "Chico Preto". Ali iniciou-se uma grande amizade. Os dois seriam parceiros por muito tempo. Zé Pio foi primeiro Capitão, para depois tornar-se Vaqueiro. Aos 20 anos de idade, forma seu próprio grupo: o Boi Terra e Mar. O nome fazia referência a sua vida. Pois como era pescador, dividia seu tempo entre os mares e a terra firme.
No ano 2000, Zé Pio cria o Boi Juventude, no Grande Pirambu. Como reconhecimento à sua trajetória e ao trabalho desenvolvido para manter viva a brincadeira do bumba-meu-boi, foi diplomado como Mestre da Cultura Tradicional do Estado do Ceará. Na condição de Mestre, Zé Pio deu continuidade ao seu esforço de divulgar a cultura do boi, resgatando o Boi Ceará.
Hoje, seu trabalho é desenvolvido na comunidade das Goiabeiras, onde reúne jovens e adolescentes na sede do Boi Ceará, que também é um Ponto de Cultura, onde são desenvolvidas oficinas, mini cursos, formações e atividades para a comunidade.

Pesquisar este blog